top of page
  • Foto do escritorMarchi e Boulos

Você sabe o que é uma Holding patrimonial e como ela pode ajudar nos seus negócios?






O que é holding patrimonial?


Uma holding patrimonial familiar é uma espécie de “empresa familiar” que administra os bens da família e facilita a sucessão, sem interromper os negócios, se este for o caso.


A constituição de uma holding patrimonial familiar é uma forma de proteger e fazer a sucessão do patrimônio com menos impostos e conflitos.


Para quem é indicado a criação de uma holding patrimonial?


Famílias que possuem patrimônio elevado e empresas que geram renda e lucro tendem a criar uma holding familiar para facilitar a gestão e transferência aos seus herdeiros.


A criação de uma holding familiar evita o longo processo de inventário e uma possível interrupção das atividades empresariais.

Ponto importante:


A diminuição da carga tributária pela constituição de uma holding consiste em um processo de elisão fiscal. Ou seja, em um planejamento tributário legal, previsto na legislação.


Quais as vantagens?


Uma das vantagens de constituir uma holding familiar é a elisão fiscal, como dito acima, um meio lícito de reduzir a carga tributária sobre a transferência dos bens.


Vale destacar, outro ponto importante quanto ao planejamento tributário é a redução da carga tributária relativa aos rendimentos.


Por exemplo, sobre o lucro da locação de imóveis de uma pessoa física incide um percentual de 27,5% a título de IR.


Já na holding, mesmo pagando PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, a carga tributária fica em torno de 14,33%,ou seja, uma diferença de 13,17%.



0 visualização0 comentário
bottom of page