• Victória Marchi

Entenda o que analisar antes de comprar carros novos e usados




Seja na hora de comprar o primeiro carro ou quando se quer trocar de automóvel, saber o que observar no veículo para ter certeza de estar fazendo a melhor escolha é sempre uma dúvida, especialmente para os motoristas menos experientes. Carros novos e usados demandam alguns cuidados na hora da compra.


O que analisar na compra de carros novos?


> Se você vai comprar um carro 0 km, mais do que questões técnicas, é importante que se atente a valores, condições de pagamento e tipo de carro escolhido. Para fazer um bom negócio na compra do seu carro novo, não deixe de:


> Além disso, considere que tipo de carro que você precisa - um homem solteiro e sem filhos, com certeza não precisa de um carro com as mesmas características desejadas por um com família. Assim como alguém que só usa o automóvel para ir e voltar do trabalho não precisa de um igual ao de alguém que viaja constantemente com o veículo. Analise bem suas necessidades para comprar um carro que se adeque a elas.


> Verifique a lista de equipamentos e acessórios que vêm de série - nas propagandas, os carros 0 km parecem sempre completos, mas na hora da compra não é bem assim. Então, se atente à lista de itens que vêm de fábrica e daqueles que você terá que adquirir separadamente. Isso ajuda, inclusive, a se proteger de vendedores que querem empurrar a compra de acessórios.


> O preço do carro novo é sempre uma questão a ser observada e as opções de financiamento devem ser muito bem analisadas e comparadas, para que você não feche um negócio que parece muito bom a princípio, mas pode se mostrar péssimo em longo prazo.


O que analisar na compra de carros usados?


> Para quem opta por um carro usado, algumas medidas são essenciais, como dar preferência por comprar de um amigo ou da concessionária da marca do modelo escolhido e sempre que possível, levar um mecânico junto na compra.


> Vistorie itens básicos de segurança e mecânica do automóvel - Verifique se o número do chassi bate com a documentação e se certificar do estado do motor, dos pneus e se o carro passou pelas vistorias obrigatórias é fundamental para que você não leve para casa um grande problema.


> Verifique se o carro nunca sofreu alguma avaria grave - Mesmo que aparentemente o carro esteja bem conservado e os itens de mecânica e segurança pareçam preservados, é importante inspecionar o veículo para saber se ele nunca sofreu nenhuma grande batida ou passou por alguma enchente. Para isso, verifique alinhamento das portas, irregularidades na pintura e a cor dos parafusos, que devem ser da cor da carroceria.


> Verifique a documentação do veículo - Para saber a procedência do carro, examinar sua documentação é imprescindível. Faça pesquisas na internet para ter certeza que não se trata de um veículo roubado e saber de possíveis acidentes graves que ele possa ter sofrido, ou quantos donos já teve.


Enfim, muitos são os pontos que devem ser analisados ao adquirir um automóvel, se atente a todos eles e chame um bom advogado para te acompanhar.



1 visualização0 comentário