• Victória Marchi

Comprei um imóvel na planta e a construtora faliu. E agora?




Assim que decretada a falência, os compradores precisam recorrer a uma ação judicial, a falência de uma construtora ocorre quando sua dívida é maior que seu patrimônio. Na prática, isso significa que as empresas devem quitar dívidas e impostos com os funcionários antes de compensar os clientes. Ou seja, após o pagamento de salários, impostos, etc., se o comprador ainda tiver o patrimônio restante na empresa, ele só receberá o investimento na compra da casa.


Logo, o processo torna-se complicado e demorado sendo difícil prever se o comprador realmente será indenizado, já que a construtora corre o risco de ser extinta sem capital nenhum.


De acordo com a Associação Brasileira de Mutuários de Habitação - a ABMH, os compradores podem buscar outras alternativas para evitar maiores prejuízos, como por exemplo, a organização de uma comissão para assumir a obra com outro construtor.


A outra opção é se proteger antes mesmo da compra, pesquisando a situação financeira da construtora. Para isso, basta que o interessado na empresa pesquise na internet se ela possui processos ou dívidas tributárias.


Ao comprar um bem de grande valor econômico, você realiza pesquisa sobre a empresa que está vendendo? Essa dica é de ouro e de graça!

1 visualização0 comentário