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Análise de franqueabilidade - Meu negócio está pronto para se tornar uma franquia?





No fim do ano de 2021 você fez o levantamento da sua empresa e verificou que suas operações tem uma trajetória de sucesso e um know-how acumulado ao longo de anos e meses, após apostas assertivas (mas nem sempre, pois toda história de sucesso tem seus percalços) e agora está avaliando a possibilidade de transformar seu negócio em algo maior.


Se a sua meta para 2022 é transformar seu negócio de sucesso em algo ainda mais grandioso, essa matéria é todinha para você.


Franchising é um dos caminhos que tornam possível a expansão dos negócios, trata-se de um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que o operador de rede - franqueado - possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado. É uma ótima alternativa de negócio para quem tem uma empresa consolidada perante o público e pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las. Esse modelo de negócio é incrível pois a responsabilidade pela gestão do negócio é compartilhada com o franqueado que também acaba por assumir os riscos da operação.


O primeiro passo para alçar novos voos é a análise de franqueabilidade, que nada mais é do que o momento em que será analisado “quão franqueável” seu negócio pode ser, nesse aspecto, deverá ser delineado seu modelo de negócio, seu desempenho dos últimos meses e anos, e, principalmente, deverá ser diagnosticado todos os problemas existentes em seu negócio, para que possam ser resolvidos antes da criação do modelo de franquias. Ou seja, é sugerido que seu negócio esteja o mais “redondo” possível antes de desenvolver-se um projeto de Franchising.

Uma vez que o funcionamento de sua empresa esteja bem delineado, ou seja, a partir do momento em que você tiver a noção geral do funcionamento, números de desempenho, necessidades e problemas de seu negócio, as perguntas a serem feitas são;


a) Meus produtos e serviços podem ser reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença?


b) Em caso de produto, a produção que possuo hoje, é capaz de atender as necessidades do franqueado ou precisarei aumentar a produção?


c) Os serviços e produtos da minha empresa são essenciais para os consumidores em diferentes mercados?


Todo grande passo, principalmente, quando envolve valores altos, deve ser analisado à risca para que seja assertivo, apesar dos riscos. Portanto, é interessante para esse momento, a contratação de uma empresa de consultoria, que com experiência e visão crítica, poderá te auxiliar na análise de franqueabilidade a na criação de um bom modelo de negócio de franquia.


Além disso, é importante contar com um bom advogado, para ele possa lhe passar a segurança jurídica necessária durante toda a operação.

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