top of page
  • Foto do escritorMarchi e Boulos

3 perguntas para fazer ao adquirir uma franquia





1. Qual é o faturamento médio mensal e a margem de lucro líquido do franqueado?


O empreendedor deve perguntar sobre o faturamento médio mensal que a franquia oferece e qual a margem de lucro líquido do negócio. Com isso, de acordo com ele, dá pra avaliar a rentabilidade da franquia. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento. Acima disto, o candidato deve perguntar ao franqueador por que a margem dele é maior do que a média do mercado.


2. Qual é o investimento total necessário para a abertura do negócio?


O empreendedor deve questionar sobre todos os custos para a abertura da franquia, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro. Qualquer valor a mais pode impactar no retorno do investimento, isso quando não inviabiliza a instalação do negócio.


3. Qual é a duração do contrato e as regras para renovação?


O contrato firmado entre franquia e franqueado é renovado a cada cinco anos. Dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro. É preciso checar, também, como será feita a renovação. Há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente, outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada.


Além dessas, muitas outras perguntas devem ser feitas na negociação. Vai adquirir uma franquia? Um bom advogado poderá te orientar em todas as fases da negociação



0 visualização0 comentário
bottom of page